Quer crescer tomates maiores , maiores e com melhor sabor ? Seja você um iniciante ou um especialista, nossas dicas para o cultivo de tomates o ajudarão a aumentar seu rendimento e a produzir tomates muito mais saborosos.
As dicas nos pacotes de sementes dizem como plantá-las, mas não dizem nada sobre como cuidar delas depois. Nem lhe dão o conselho que foi descoberto por jardineiros experientes por décadas.
Uma das primeiras coisas a saber é que os tomates não devem ser plantados no mesmo local três anos seguidos. Na verdade, três anos é o máximo. O solo torna-se menos fértil e as plantas produzirão menos frutos.
Os tomates estão entre as plantas mais cultivadas . Certamente porque eles podem ser usados em muitos pratos, tanto cozidos quanto crus. Aqui estão as 11 dicas para cultivar seus tomates perfeitamente.
1. Tenha raízes mais fortes
Se o caule for mais profundo, poderá criar mais raízes que, por sua vez, sustentarão e regarão a planta. Se a planta estiver com os pés mais bem ancorados no solo, será mais forte contra o mau tempo e, se houver mais raízes, encontrará seus nutrientes com mais facilidade.
2. Corte as folhas de baixo
A planta cresce mais onde o sol bate, por causa da fotossíntese. Quando a planta atinge 60 cm, é necessário retirar as folhas da metade inferior . Existem doenças que são transmitidas do solo e depois passam para as folhas, se cortarmos a mais baixa delas, a planta ficará mais protegida dessas doenças.
3. Remova os otários
As ventosas são as pequenas hastes que nascem entre a haste central e a principal e que devem ser removidas. Por não produzirem frutos , as ventosas são desnecessárias e impedem que a luz atinja bem a planta. Não é uma técnica absolutamente necessária, mas pode nos ajudar a obter frutas mais deliciosas. Esta operação é feita em pernas de pelo menos 80 cm.
4. Cobertura
A palha protege o solo, retém a umidade, aquece o solo e protege as plantas de doenças. As raízes ficarão mais saudáveis e a planta terá menos contato direto com o solo e todos os incômodos que este último pode trazer. Então lembre-se de colocar palha no chão.
5. O cobre mantém as pragas afastadas
Caracóis e lesmas são ameaças reais aos tomates. Para mantê-los afastados, podem ser usadas tiras ou tubos de cobre. Eles agem como produtos químicos. Mas esta não é a melhor solução, porque o cobre também afasta insetos benéficos.
6. O tutor
Uma estaca deve ser usada para os tomates, o que pode impedir que eles caiam e protegê-los do vento. Sempre na posição vertical, o caule desempenha melhor seu papel enquanto a seiva e os nutrientes subirão com mais eficiência. É essencial colocar uma estaca se você estiver em uma área ventilada.
7. Espaço
As plantas precisam de espaço entre elas, entre 60 e 90 cm . Se estiverem muito próximos um do outro, têm menos sol (especialmente na parte inferior) e, portanto, a fotossíntese não ocorrerá em boas condições e as raízes atrapalharão.
8. Sal de Epsom
O sal de Epsom pode ser usado para evitar o amarelecimento das folhas. Este produto nos ajuda a ter hastes resistentes. Você pode colocar o sal Epsom no solo, ao plantá-los, usando um raspador de solo. Coloque uma colher de sopa de sal Epsom em cada buraco. Você também pode preparar uma solução para regar as plantas a cada 2-3 semanas: uma colher de chá em três litros de água. Esta solução fornece sulfato e magnésio.
9. Cuide da rega
Regar tomates não é qualquer coisa. Eles devem ser regados de baixo para cima para evitar a propagação de doenças. É melhor regá-los lentamente. Se a rega for feita mais lentamente, a água pode penetrar bem no solo e atingir todas as raízes. Isso manterá o solo mais úmido. Lembre-se de verificar o grau de rega. Deve haver pelo menos 15 cm de solo úmido. Se o solo não estiver completamente úmido, continue regando.
10. Cravos ou calêndulas
Plante malmequeres ou malmequeres perto de seus tomates. Eles evitam que os nematóides ataquem os tomates e deformem caules, raízes e frutos. Por causa dos nematóides, há doenças e os nutrientes circulam mal. Se essas plantas estiverem perto da base dos tomates, seu cheiro e folhagem repelem esses vermes.
11. Alho
Você pode plantar alguns bulbos de alho perto dos tomates. O sabor será saboroso e o alho reduzirá o número de fungos parasitas . Você também pode preparar esta solução: esmague alguns dentes de alho em 3 litros de água e use-o para regar o solo.
É sua vez…
Este artigo foi útil para você? Sinta-se à vontade para compartilhá-lo com seus amigos no Facebook !