Você está planejando cultivar tomates em sua horta? Excelente jogada. Não há nada mais gratificante do que ver esses pequenos frutos crescerem dia a dia e amadurecerem lentamente. Mas, como alerta, essa cultura é bastante delicada: infelizmente, os tomates às vezes são vítimas da podridão apical. Sem aviso, alguns deles podem revelar manchas pretas na parte inferior. Sim, dói o coração ver que apodrecem antes do tempo. Certamente, será preciso desfazer os elos fracos, mas a colheita não está comprometida por tudo isso. Siga o nosso conselho para evitar o apodrecimento da ponta da flor para colher tomates vermelhos bonitos e saudáveis.
O que causa a podridão final da flor (ou podridão final da flor) em tomates?

Você já deve saber que a causa da podridão apical dos tomates não se deve à infecção de insetos ou a qualquer doença. Na verdade, mais conhecido como “fundo preto”, esse problema decorre principalmente da falta de cálcio causada pelo clima seco. No entanto, os tomateiros precisam necessariamente de cálcio em todas as fases de seu crescimento ativo, desde as raízes até os frutos. E esse mineral é transportado de um lugar para outro pela água.
Infelizmente, durante um período de seca, quando a água é escassa, o cálcio não circula mais livremente, e isso leva a essa podridão final da flor. Se você já leu sobre esse fenômeno, provavelmente já ouviu falar de remédios caseiros que afirmam aumentar o cálcio, como plantar tomates com comprimidos antiácidos ou espalhar cascas de ovos em buracos. Concedido, embora eles não sejam inúteis e não prejudiquem suas plantas, eles também não são milagrosos e é improvável que façam qualquer diferença real. Na verdade, é sobretudo a falta de água que é o problema e que impede que o cálcio vá para a fruta. Portanto, seria melhor analisar o solo para verificar se há déficit de cálcio ou outros nutrientes essenciais.
Leia também:Como fazer um herbicida poderoso e natural para o seu jardim?
É bom saber : os primeiros tomates da estação são os mais sensíveis e requerem mais cálcio para o seu crescimento. À medida que a planta move o cálcio de suas raízes, os caules e as folhas o consomem primeiro. Portanto, não sobrará o suficiente para o amadurecimento dos frutos. Isso pode, portanto, levar a uma podridão preta e mole da ponta da flor.
Como prevenir e evitar o “fundo preto” dos tomates?
Deve-se entender que o “fundo preto” é resultado do estresse hídrico que afeta fortemente o tomate. Seja por excesso de água ou, inversamente, por seca. Felizmente, a boa notícia é que essa podridão final da flor não é uma doença real que necessariamente arruinará toda a sua colheita. Basicamente, não é contagioso: portanto, um tomate sintomático não contaminará seus vizinhos. Não precisa usar fungicidas químicos, não resolve nada. A única solução seria obter umidade constante do solo. Procurando maneiras eficazes de evitar essa podridão desagradável? Aqui estão 4 dicas para seguir de perto:
1. Mantenha os tomateiros bem regados

Para que seus tomates floresçam mais e cresçam melhor, jardineiros experientes recomendam aplicar em média 1 litro de água por dia por pé de tomate. Uma mangueira de imersão ou regador serve. Esse suprimento de água é mais necessário ao cultivar tomates em recipientes, onde eles tendem a secar mais rapidamente.
Dica: para evitar doenças nas folhas, evite molhar a folhagem durante a rega. Claro, você não será capaz de impedir que a chuva molhe toda a planta, mas ela pode espalhar doenças. Idealmente, quanto mais tempo você mantiver as folhas secas, melhor.
2. Adicione cobertura morta ao redor dos tomateiros
Uma solução eficaz de prevenção? Espalhe uma camada de cobertura orgânica de 2 polegadas de espessura ao redor da base de suas plantas. Isso ajudará o solo a reter mais umidade, para evitar a secagem rápida entre regas ou chuvas. Como bônus, a cobertura morta também ajuda a sufocar as ervas daninhas. Como alternativa, palha, aparas de grama, folhas picadas ou casca desfiada também são materiais que funcionam muito bem.
3. Não fertilize demais!

Cuidado: muito fertilizante pode fazer com que as plantas cresçam mais rápido sem ter tempo para circular o cálcio adequadamente para um crescimento saudável. E lembre-se de que o crescimento rápido pode levar à podridão final da flor. Finalmente, a melhor maneira de aumentar os nutrientes do solo seria adicionar uma camada de composto bem apodrecido (2 polegadas de espessura) ao solo antes do plantio na primavera. O composto liberará lentamente os nutrientes e melhorará a estrutura do solo ao mesmo tempo.
Observação: aplique fertilizante apenas se recomendado por um teste de solo e certifique-se de seguir exatamente as instruções do rótulo.
4. Cuide das raízes
Aprenda que as raízes são essenciais para a absorção de cálcio, o que evita o apodrecimento final das flores. Evite perturbar a zona da raiz de uma planta de tomate para que ela possa absorver o máximo de cálcio. Por exemplo, não cave na zona da raiz de uma planta e mantenha as ervas daninhas afastadas com uma camada de cobertura morta.
perguntas frequentes
Por que meus tomates estão apodrecendo por baixo?
As causas dessas manchas escuras no fundo dos tomates geralmente decorrem da falta de cálcio no solo ou do baixo desenvolvimento das raízes. Este último é muitas vezes devido a rega incorreta (excesso de água ou, pelo contrário, falta de água).
Quais são as diferentes doenças do tomate?
Como adicionar cálcio aos tomates?
A deficiência de cálcio é um problema comum em nossos pomares. Para mitigar esse déficit, você deve primeiro saber como as plantas absorvem o cálcio do solo. Este último contém múltiplos compostos minerais (insolúvel para as plantas), como silicatos, carbonatos ou fosfatos. Para superar a deficiência de cálcio de suas plantas, existem vários métodos simples e econômicos a serem aplicados.
Casca de ovo
Esta técnica é provavelmente a mais comum: consiste em esmagar uma casca de ovo e enterrá-la no solo onde pretende semear a planta. Desta forma, o cálcio será trazido para o solo, embora mínimo, já que é adicionado de uma forma pouco solúvel para as plantas. Idealmente, se o seu solo tiver um pH levemente ácido, a casca se quebrará melhor. Caso contrário, também é possível macerá-lo em um ácido suave, como o vinagre, para liberar mais cálcio.
óxido de cálcio
Se o seu solo for um pouco básico, já estará rico em sais minerais que irão conter cálcio. Mas, se você estiver tendo problemas de absorção, é provável que o cálcio no solo não esteja na forma solúvel para suas plantas. Nesse caso, é melhor adicionar óxido de cálcio ao solo.
Leite
Outra técnica eficaz: como o leite é rico em cálcio, você pode aproveitar para diluir um copo em 1 L de água e borrifar na planta. Também é possível espalhar o leite em pó diretamente no chão ou nas folhas. Alguns gramas a cada duas semanas serão suficientes para fornecer cálcio suficiente para as plantas.
Leia também: Para atrair riqueza e prosperidade em casa: coloque uma dessas plantas em sua casa
Como se livrar da requeima do tomate?
O mofo é a ruína dos tomates. Esta doença criptogâmica, causada por fungos, infelizmente leva ao apodrecimento dos tomateiros. Para prevenir e controlar a requeima no cultivo de tomate , os sistemas de ozônio são frequentemente usados na agricultura. De fato, o ozônio tem a capacidade de impedir o crescimento de microrganismos patogênicos, como o fungo responsável pelo mofo nas partes aéreas das plantas. Em contato com o ozônio, os parasitas secam rapidamente. Como aplicá-lo? Várias possibilidades: por irrigação com água ozonizada, por tratamento foliar ou por pulverização.
O uso do ozônio serve não só para controlar a doença, mas também para desinfetar o substrato e a planta de qualquer resíduo químico para que as raízes fiquem bem oxigenadas (o ozônio se decompõe em oxigênio). A planta crescerá mais saudável e com mais vigor. Além disso, saiba que o ozônio possui propriedades curativas que permitem fechar cortes e rachaduras produzidos durante o cultivo, evitando assim que a planta contraia outro tipo de doença causada por fungos.
Leia também:Como detectar se as cerejas estão infestadas de vermes antes de comê-las?