Press ESC to close

7 coisas a fazer para salvar nossas plantas favoritas da morte certa

A volta da primavera e a chegada do verão muitas vezes despertam em nós o desejo de enfeitar nossas casas ou nossos jardins com novas plantas , sem pensar muito se vão gostar do lugar que escolhemos para elas.

Algumas plantas requerem cuidados quase diários, enquanto outras, como os cactos, recorrem facilmente à sua reserva. Se uma planta morre, pode ser por causa de um ou mais descuidos (algumas plantas precisam ser regadas todos os dias), doença, excesso de água ou até mesmo um desvio violento da temperatura.

Mas você sabia que ver algumas folhas secas não significa que a planta já está morta? E saiba que será o caule que lhe dirá se a vida ainda persiste ali e se a planta ainda pode ser salva.

Portanto, não se liberte imediatamente de suas plantas; e continue lendo este artigo, ele vai te ajudar a salvar suas plantas…

1. Sua planta ainda está viva?

A primeira coisa a fazer é raspar a casca na base dos caules com uma faca pequena ou com a unha: se a primeira camada da epiderme estiver verde , sua planta ainda está viva.

Você saberá que a planta está morta quando encontrar o centro do caule marrom. Outra coisa a fazer é dobrar a haste muito suavemente. Se o caule estiver seco e quebrar, sua planta está morta. No entanto, nosso conselho é não jogá-lo fora, pois você terá que controlar as raízes . Eles ainda poderiam dar à luz outra planta, ajudando-os um pouco, é claro! 

2. Corte os caules secos

Use tesouras ou tesouras de podar e corte o caule morto a cada 3 cm no caule, até ver a cor verde dentro do caule. Deste lugar não corte mais, o caule ainda está vivo! O caule inteiro pode estar completamente seco; você terá, portanto, que cortá-lo inteiramente até as raízes. Para as plantas em seus jardins, aconselhamos esperar até a primavera . Esta operação não deve ser realizada antes da geada, quando ainda está muito frio. Suas plantas não aguentariam. Você precisará ser paciente tentando descobrir se suas raízes ainda serão capazes de se reproduzir em uma nova planta. 

3. Encontre o melhor lugar para cada uma de suas plantas

Cada planta é única e para cada planta, você tem que encontrar o melhor lugar para colocá-la. O sol é muito importante para todas as plantas, mas algumas devem receber luz e calor diretamente dele, outras, pelo contrário, precisam apenas de sua luminosidade. Se você vir sua planta sofrendo, pode ser porque está recebendo muita ou pouca luz, ou muito calor e pouca sombra no arco do dia. Informe-se sobre as necessidades particulares de cada uma das suas plantas e, acima de tudo, não hesite em movê-las até encontrar o local ideal.

4. Adapte também as necessidades de água

A água é vida para suas plantas, mas a quantidade de água e os métodos de irrigação são diferentes para cada uma delas. Não é fácil dosar bem a rega, mas é essencial.
Primeiro tente entender o seu erro: se sua planta está com os caules e as folhas secas, você não regou o suficiente. Se, por outro lado, a base da sua planta estiver quase podre, você regou demais. Lembre-se que as plantas são muito sensíveis ao meio ambiente . Para o bem-estar de suas plantas de casa, mantenha um bom nível de umidade em sua casa. 

5. O melhor fertilizante para cada planta

Lembre-se que cada planta precisa de um fertilizante específico . Por exemplo, para rosas, não será o mesmo fertilizante que para mimosa. Cada flor, cada planta precisa de diferentes minerais e compostos. Outra coisa: em alguns casos, o fertilizante pode ser dado puro, diretamente no solo na base dos caules. Outras vezes, ao contrário, algumas plantas não suportam fertilizante puro e, portanto, é necessário diluí-lo em água. Peça ajuda aos especialistas em jardinagem .

6. Tenha sucesso em salvar os cortes

Mesmo que uma de suas plantas pareça estar prestes a morrer, se você notar que alguns pedaços de caule ainda estão vivos, corte-os e coloque-os em um pequeno recipiente cheio de água. Se suas hastes forem muito pequenas e finas para ficarem em pé na água, envolva-as em algodão ou um pedaço de papel molhado que você umedecerá de vez em quando. Depois de um tempo, você pode ficar feliz em ver que suas estacas começaram a crescer lentamente novamente. Espere alguns dias e então você pode plantá-los no chão, seja em um vaso ou em seu jardim.

7. Crie seu fertilizante

Você já pensou que mesmo que sua planta esteja completamente morta, ela ainda pode ser usada para alguma coisa? E sim, de fato, compostando-o, ele pode se tornar, por sua vez, um magnífico fertilizante que será usado para o crescimento e a boa saúde de muitas outras plantas bonitas. A natureza está constantemente se renovando!!

É sua vez…

Este artigo foi útil para você? Sinta-se à vontade para compartilhá-lo com seus amigos no Facebook !