Limpar a máquina de lavar pode ser uma tarefa tediosa e tediosa. E por uma boa razão, resíduos de calcário, sujeira, mofo se acumulam e podem até sujar a roupa. Nas últimas semanas, circulou nas redes sociais uma dica exaltando os benefícios da Fanta para a limpeza da máquina de lavar. Truque eficaz ou enésima decepção? Vamos ver isso com mais detalhes…
A Fanta realmente limpa a máquina de lavar?
A máquina de lavar pode acumular rapidamente resíduos, mofo, sujeira e vestígios de calcário. Você pode superá-lo com esta ponta Fanta, para ser despejada no compartimento de detergente da máquina com bicarbonato de sódio. Esta bebida gaseificada irá eliminar toda a sujidade retida no interior do seu aparelho graças ao seu nível de acidez dado pelo concentrado de laranja e o concentrado de limão. Este truque que circula na web não seduz, no entanto, a nossa equipa editorial. De fato, o açúcar contido na bebida pode grudar na máquina de lavar e ter o efeito oposto. De fato, a bebida gaseificada pode danificar sua máquina de lavar, como afirma Robert Laffite, chefe do departamento de eletrodomésticos de um supermercado.
Se você, como nós, não está convencido por este truque, aqui estão alguns deles validados por nossa equipe para limpar sua máquina de lavar e outros eletrodomésticos.
De acordo com a Agência de Transição Ecológica, um em cada dois eletrodomésticos reportados ao serviço pós-venda sofre simplesmente de falta de manutenção. Aqui está como manter esses fundamentos de nossa vida diária para prolongar sua existência o máximo possível.
1- Evite sobrecarga
Tome cuidado para não colocar muita roupa: deve haver sempre espaço suficiente para os tecidos se movimentarem durante a lavagem. Se o peso e o volume suportado forem muito grandes, isso adiciona estresse adicional ao motor e às várias peças. O que danifica prematuramente sua máquina de lavar.
2- Esvazie o filtro de drenagem
Uma vez por mês, reserve um tempo para esvaziar o filtro de drenagem que recolheu todos os pequenos objetos deixados nos bolsos da roupa: moedas, botões, jogos de plástico… Enxágue com água morna e seque-o antes de recolocá-lo suavemente. Tenha o cuidado de substituí-lo corretamente, para evitar possíveis vazamentos.
3- Limpe a máquina
Cabelo, poeira e todo tipo de sujeira podem se acumular no aparelho. O risco ? Danifica suas várias partes, mas também impede a circulação adequada da água. Verifique regularmente se as vedações da porta, a gaveta do detergente e os tubos de drenagem estão suficientemente limpos. Se necessário, limpe-os com uma esponja úmida. Lembre-se também de deixar a porta aberta entre duas lavagens para evitar maus odores.
4- Descalcifique o tambor
Uma vez a cada seis meses, lembre-se também de realizar uma grande limpeza colocando a máquina a 60°C com um descalcificante adequado ou um litro de vinagre branco. Suficiente para remover qualquer tártaro que possa estar presente no tambor.
O lava-louças
Desobstruir os braços de lavagem
Esses elementos fornecem a água que limpa a louça: no entanto, muitas vezes estão entupidos com resíduos de alimentos. Regularmente, desmonte-os para remover essa sujeira: passe-os sob a água e limpe os orifícios bloqueados com a ponta de uma faca.
Passe um pano sobre as vedações da porta
São eles que garantem a estanqueidade da máquina de lavar loiça: para que se mantenham eficazes, têm de estar impecáveis. Com um pano macio, reserve um tempo para limpá-los regularmente.
Execute um programa vazio
Para limpar todo o aparelho, execute um ciclo vazio, ou seja, sem louça, duas vezes por mês. Regularmente, faça-o depositando vinagre branco no compartimento reservado ao detergente para eliminar o tártaro presente.
Lave o filtro
Por recolher todos os restos de comida, é uma das peças centrais da máquina de lavar loiça. Após cada ciclo, retire-o e lave-o com água quente e detergente para a loiça. O objetivo ? Essa sujeira não obstrui a bomba de drenagem.
O forno
Mantenha-o diariamente
Um forno mal conservado acumula camadas de gordura da sujeira dos alimentos. Com isso, podem se transformar em fumaça, o que, além de degradar o sabor dos pratos preparados, reduz a vida útil do seu eletrodoméstico. Após cada uso, é melhor passar uma esponja úmida sobre as paredes internas e a grade. Limpeza fácil, porque as gorduras foram dissolvidas pelo calor…
Usar Pirólise
Esta opção limpa completamente o seu forno graças a uma temperatura superior a 500°C. A gordura transforma-se em cinzas e basta limpá-la com uma esponja seca. Se o seu forno não tiver este programa, coloque nas paredes uma pasta obtida com um pouco de água e bicarbonato de sódio. Deixe por algumas horas e remova com uma esponja úmida. Inteligente!
A máquina de café
Prefira água filtrada
Contra depósitos de calcário, a solução é usar água filtrada em vez de água da torneira. Para isso, você pode usar um jarro de filtro. Alguns fabricantes também oferecem a instalação de um cartucho de filtro no tanque de água. O suficiente para desfrutar de água mais saudável e pressão ideal.
Preservar da umidade
Em caso de ausência prolongada, como uma semana de férias, esvazie, limpe, desligue e retire os vários elementos da sua cafeteira para que possam respirar. Isso evitará a formação de umidade que pode prejudicar seu funcionamento.
Remova o calcário
Necessária para nos acordar de manhã, a nossa máquina de café é muito sensível aos depósitos de calcário que surgem ao aquecer a água a altas temperaturas. Tome cuidado para limpá-lo uma vez a cada três meses com vinagre branco fervido em água ou com os produtos recomendados pelo fabricante. Coloque o líquido na bandeja de água, depois deixe escorrer, para descalcificar bem e evitar quebras.
A geladeira
Tire a poeira da grade traseira
Este simples gesto não atrapalha sua boa ventilação. Portanto, aspire de vez em quando o condensador localizado na parte traseira de sua geladeira: de fato, este é um gesto útil que permitirá que o calor produzido seja evacuado facilmente. Lembre-se também de que quanto mais seu dispositivo estiver em um espaço ventilado, menor será o risco de falha ou desgaste prematuro. O ideal é deixar pelo menos 5 cm entre a parede e a geladeira para que o ar circule adequadamente.
Descongele o congelador
A formação de gelo impede o bom funcionamento do frigorífico e aumenta o seu consumo de energia. Duas vezes por ano, mas também quando a camada presente for superior a 3 mm, certifique-se de descongelar com uma esponja embebida em água quente que derreterá o gelo. Não use um objeto pontiagudo que possa danificar o circuito de refrigeração. Uma vez que a geada tenha desaparecido, passe uma esponja embebida em uma mistura de metade vinagre branco e metade água morna, para um tiro limpo.