O queijo é um alimento perecível que é importante armazenar bem. Muitas pessoas não aplicam os métodos corretos e como resultado o produto fica impróprio para consumo. Mas você sabe qual é a temperatura ideal que você deve ajustar a geladeira para mantê-la bem? O ponto com Michelle Laurens, queijeira em Bordeaux.
Como embalar?
O importante é que mantenha um bom nível de umidade: deixe-o em seu papel encerado original e, em seguida, envolva-o em filme plástico. Em seguida, guarde-o em uma caixa hermética no fundo da geladeira.Coloque os queijos fortes, como maroilles, époisses ou munster, em uma caixa separada. No inverno, você pode até colocá-los na varanda em uma caixa de madeira. Este material mantém os queijos melhor do que o plástico, mas tem uma falha: deixa passar os odores! ‘
Deve ser aspirado?
Se você pretende fazer uma viagem, sim! Mas não para mantê-lo em casa, porque o queijo precisa respirar. Sob vácuo, rapidamente ficará sem umidade.
dicas anti-resíduos
Um queijo nunca é desperdiçado! As sobras de livarot ou camembert ficarão deliciosas misturadas com ovos mexidos, uma vez derretidos em uma panela. O queijo azul é uma adição deliciosa à alface de cordeiro ou à salada de endívia. Salers, laguiole ou cantal são perfeitos em tiras de batatas assadas, massas ou ovos cozidos, com um pouco de creme fresco por cima.
Quanto tempo para mantê-lo?
Nem todos os queijos têm a mesma vida útil. Um queijo azul, um Roquefort por exemplo, pode ser guardado, bem embrulhado, por dez dias. Um queijo macio com uma casca florida, como Camembert ou Brie, dura uma semana, mas é melhor comer em três dias. Um Concelho ou um Cantal podem, ao longo dos dias, ter pequenos bolores à superfície, mas basta raspá-los, pois não alteram em nada o sabor. Quanto aos queijos de cabra secos, como o Charolês, os excrementos, contam três semanas, enquanto os queijos de cabra macios são consumidos rapidamente. Saiba que quanto mais úmido um queijo (em produção), menos tempo ele conserva.
Nem todos os queijos têm a mesma vida útil. Um queijo azul, um Roquefort por exemplo, pode ser guardado, bem embrulhado, por dez dias. Um queijo macio com uma casca florida, como Camembert ou Brie, dura uma semana, mas é melhor comer em três dias. Um Concelho ou um Cantal podem, ao longo dos dias, ter pequenos bolores à superfície, mas basta raspá-los, pois não alteram em nada o sabor. Quanto aos queijos de cabra secos, como o Charolês, os excrementos, contam três semanas, enquanto os queijos de cabra macios são consumidos rapidamente. Saiba que quanto mais úmido um queijo (em produção), menos tempo ele conserva. ‘
Como armazenar queijo por 6 meses? O truque do congelador
Os que melhor suportam este modo de conservação são os queijos secos: o queijo seco de cabra e os queijos prensados como o Comté e o Emmental. A boa ideia: corte-os em fatias ou rale-os antes de congelá-los para que você só tire o que vai comer. São colocados em sacos ou caixas próprios para o congelador , com indicação do nome do queijo e da data (e são consumidos no prazo de 2 meses). Para descongelá-los, fique na geladeira e depois coma-os rapidamente. Nota: os queijos com maior teor de água (camembert, brie, etc.) podem ficar um pouco farinhentos depois de descongelados. Os menos apresentáveis ficarão perfeitos em tortas, quiches e gratinados.