As orquídeas estão entre as plantas mais fascinantes e mágicas que você pode cultivar em casa. Não só pela sua beleza, mas também porque podem crescer de várias formas, algumas das quais muito originais!

Entre eles, encontramos o método do vapor : esta técnica permite que as raízes da planta cresçam muito rapidamente e, acima de tudo, saudáveis ​​e fortes. Vamos ver o que é.

como cultivar orquídeas com método de vapor orquídeas

Cultivo de orquídeas com o método de vapor

Com este método, as flores irão desabrochar muito mais bonitas e em “forma”. Primeiro você vai precisar usar alho em pó . Você acertou, este produto contém muitas vitaminas e nutrientes que são absolutamente excelentes para o crescimento das plantas.

Use uma colher de chá dessa substância e depois despeje água fervente sobre ela. Agora despeje a mistura em um vaporizador, certificando-se de filtrá-la adequadamente primeiro (use gaze ou pano). Em seguida, adicione meio litro de água.

Comece a borrifá-lo nas folhas de uma planta de orquídea e nas raízes para que ela cresça muito saudável e forte e possa combater o ataque de vários insetos e parasitas. O alho também ajudará a planta a se instalar mais facilmente na nova “casa” que vamos criar.

Nesse ponto usamos uma garrafa plástica vazia e começamos a cortar a parte da tampa, até uns dez centímetros. Nesse ponto, trabalhando nessa parte recortada (que tem formato de funil), vamos fazer vários furos logo acima da abertura por onde passaria a tampa.

conclusão do procedimento

Neste ponto só teremos que colocar nosso “funil” perfurado na outra metade da garrafa e acima de tudo teremos que colocar a planta dentro (certifique-se de remover primeiro as raízes secas).

Agora vamos usar alguns pedaços de isopor para preencher os espaços. Encha a outra metade da garrafa com água e coloque o funil com a planta sobre ele. A água deve tocar apenas parcialmente nas raízes: colocamos tudo em uma área iluminada e regamos abundantemente.

Depois que as raízes tiverem crescido bem e aproveitado os orifícios feitos anteriormente para “sair”, você pode transferi-lo para um recipiente maior, que permita que o crescimento da planta dê rédea solta. Você notará que as orquídeas estarão saudáveis, frescas, exuberantes e com flores bem coloridas.

Siga as instruções que você encontra no vídeo abaixo para seguir melhor a técnica de crescimento a vapor: com certeza você ficará surpreso!

Lar