O manjericão é uma das ervas mais apreciadas no jardim, e aprender a germiná-lo corretamente é o primeiro passo para cultivar uma planta viçosa e aromática. Seja para um pequeno jardim de ervas na janela ou para encher o quintal com manjericão genovês fresco, dominar a germinação é fundamental para o sucesso.

Felizmente, o manjericão é uma das ervas mais fáceis de cultivar a partir de sementes — se você conhecer algumas técnicas avançadas. Veja como germinar sementes de manjericão com confiança e consistência, como um jardineiro profissional experiente.


Por que começar o cultivo de manjericão a partir de sementes?

Começar o cultivo de manjericão a partir de sementes permite:

  • Escolha entre uma variedade de tipos (Genovês, Tailandês, Limão, Roxo, etc.).

  • Evite pesticidas ou produtos químicos encontrados em mudas compradas em lojas.

  • Cultive mais plantas a um custo menor.

Germinar manjericão em casa permite que você tenha controle total sobre o processo, desde a qualidade do solo até a exposição à luz solar.


Quando germinar o manjericão

O manjericão é uma erva de clima quente que não tolera geadas. Para jardins externos, semeie as sementes de 4 a 6 semanas antes da última geada prevista na sua região. Em ambientes internos, você pode cultivar manjericão o ano todo, desde que haja luz suficiente.

As sementes de manjericão geralmente germinam rapidamente, brotando em 5 a 10 dias em condições adequadas.


Materiais necessários

Para germinar manjericão como um profissional, reúna o seguinte:

    • Sementes de manjericão (sementes frescas germinam melhor)

    • Bandejas ou vasos pequenos para germinação de sementes

    • Mistura para germinação de sementes (um solo leve e fofo favorece a germinação)

  • Cobertura de plástico transparente ou invólucro de plástico

  • Frasco de spray para borrifar

  • Cultive em local com luz natural ou em uma janela ensolarada.

Evite usar terra para vasos ou terra de jardim pesada para o plantio de sementes — ela retém muita água e pode impedir a germinação.


Guia passo a passo para germinar manjericão

1. Umedeça o substrato para germinação.
Comece umedecendo levemente o substrato para germinação. Ele deve estar úmido, mas não encharcado. Preencha a bandeja ou os vasos com o substrato umedecido, pressionando delicadamente para remover as bolsas de ar.

2. Semeie as sementes superficialmente.
As sementes de manjericão são pequenas, portanto, plante-as a cerca de 0,5 cm de profundidade . Você pode plantar algumas sementes por célula ou vaso, ou espalhá-las em uma bandeja maior e desbastá-las posteriormente. Pressione levemente as sementes na superfície e cubra com uma fina camada de terra.

3. Forneça calor.
As sementes de manjericão germinam melhor a uma temperatura entre 21 e 24 °C . Se o seu ambiente interno for mais frio, use um tapete de aquecimento para mudas para acelerar a germinação. Cubra as bandejas com filme plástico ou uma cúpula de umidade para manter o ambiente quente e úmido.

4. Mantenha o solo úmido, não encharcado.
Borrife a superfície do solo delicadamente com um borrifador uma ou duas vezes ao dia para mantê-lo uniformemente úmido. Evite regar em excesso, pois isso pode causar o apodrecimento das sementes. Nunca deixe o solo secar completamente antes da germinação.

5. Dê luz — mas somente depois da germinação.
As sementes de manjericão não precisam de luz para germinar, mas, uma vez que os brotos apareçam, elas precisarão de 12 a 14 horas de luz brilhante por dia . Uma janela ensolarada pode funcionar se a luz for forte, mas, para melhores resultados, use uma lâmpada de cultivo posicionada a poucos centímetros das mudas.

6. Remova a cobertura assim que brotar.
Assim que vir os primeiros brotos verdes, remova a cobertura plástica. Uma boa circulação de ar evitará problemas fúngicos, como o tombamento, uma causa comum de morte de mudas.

7. Desbaste das mudas:
Quando as mudas de manjericão tiverem dois pares de folhas verdadeiras, desbaste-as cortando as mais fracas rente ao solo. Deixe a muda mais forte em cada célula ou vaso para garantir um crescimento saudável.


Transição para vasos maiores ou para o jardim

Após 3 a 4 semanas, quando as mudas atingirem cerca de 7 a 10 cm de altura e apresentarem vários pares de folhas, podem ser transplantadas para vasos maiores ou para o jardim. Antes de plantá-las no local definitivo, aclimate-as gradualmente às condições externas ao longo de 5 a 7 dias.


Dicas profissionais para uma melhor germinação

    • Use sementes frescas : Sementes mais velhas têm taxas de germinação mais baixas.

    • Identifique suas bandejas : Se você estiver cultivando diferentes tipos de manjericão, mantenha-os claramente identificados.

  • Esterilize as bandejas antes de usar : Equipamentos limpos reduzem o risco de doenças.

  • Não fertilize muito cedo : espere até que as mudas estejam estabelecidas antes de adubá-las.


Considerações finais

Germinar manjericão não é complicado, mas fazer da maneira correta faz toda a diferença no crescimento das suas plantas. Com calor, umidade e paciência, você será recompensado com mudas saudáveis ​​e perfumadas que florescerão no seu jardim ou na janela da sua cozinha.

Depois de dominar o cultivo do manjericão, você verá que plantar outras ervas e vegetais a partir de sementes se torna muito mais fácil. Então, pegue algumas sementes e comece — uma horta de ervas próspera começa com um único broto.