Minha paixão pela jardinagem muitas vezes foi posta à prova por causa delas, orquídeas . Sempre sonhei em ter centenas de orquídeas na minha varanda ou na minha sala, lindas, elegantes e em flor. Confesso que lutei muito para mantê-los vivos por muito tempo.
A parte mais difícil para mim sempre foi fazê-los florescer o maior tempo possível e cultivar novos botões .
Eu sei que, assim como eu, você ama essas plantas e fica chateado quando, de vez em quando, a folhagem começa a perder o brilho e a planta começa a murchar. Mas não perdi a esperança! Depois de descobrir dicas simples e eficazes, mudei de ideia! É possível fazer uma orquídea florescer novamente, basta saber como!
A seguir vou contar como consegui cuidar das orquídeas.
água e fertilizante
Uma excelente dica que me permitiu fazer minhas orquídeas florescerem novamente é dar-lhes adubo líquido a cada 15 dias. Deve necessariamente ser rico em fósforo e potássio. Por outro lado, durante o período de floração, parei de usar fertilizantes e reduzi a frequência de regar minhas orquídeas.
Como rego minhas orquídeas
Falando em água, sugiro usar a técnica de imersão do pote em uma bacia com água . Certifique-se de que há um buraco no fundo do vaso e deixe a planta de molho em água morna por cerca de meia hora. Então, você tem que esvaziar o pote e colocá-lo de volta em seu lugar. Faço isso a cada 10 dias.
Expor orquídeas à luz
A luz do sol do outono é essencial para as orquídeas prosperarem . De fato, nesta estação, os raios não são muito quentes e não queimam as folhas da planta, mas são úteis para fornecer toda a luz necessária. Este é o momento ideal para colocar minhas orquídeas fora de casa, em pleno sol.
Evite fontes de calor
No começo fiquei um pouco cético, mas a mudança de temperatura, ao contrário da opinião popular, não vai matar sua orquídea . Eu, quando vi a floração e as hastes novas, mudei de ideia! No início do outono, quando as temperaturas diárias chegam a 15 graus, coloco minhas orquídeas na varanda durante o dia. Então, ao cair da noite, eu os coloco de volta para dentro. Eu faço isso por cerca de uma quinzena.
Fique atento à temperatura ambiente
Acima de tudo, nunca coloque suas orquídeas perto de fontes de calor . Suas plantas devem ser colocadas longe de radiadores ou fontes de calor. Por fim, se a temperatura em sua casa, como a minha, estiver acima de 20 graus, aconselho a manter suas orquídeas em ambientes mais frescos, como escadas ou peitoris.
Como podar corretamente
O tamanho , antes de descobrir essas dicas simples, era meu ponto fraco . Há certos períodos em que as orquídeas ficam sem flores. O que fazer ? A poda, feita de certa forma, pode ajudar a orquídea a produzir novos botões com mais facilidade e rapidez. Bastava encurtar o caule , cortando-o com uma tesoura simples, pelo menos 1 centímetro acima do “nó” mais alto (aqueles pontinhos ao longo do caule).
Limpe as folhas
Pode parecer banal, mas as orquídeas são plantas delicadas e, como tal, devem ser cuidadas de todas as formas possíveis. O que eu faço é limpar as folhas com um pano usando água destilada e algumas gotas de vinagre ou limão. Sugiro também usar bolas de algodão embebidas em leite e água.
A escolha do pote
Escolher o vaso certo me ajudou muito a manter minha orquídea crescendo . Comprei um vaso resistente e transparente para que a planta tenha pleno acesso à luz. Também é melhor se tiver uma parede dupla que mantém a temperatura mais estável para evitar flutuações de temperatura.
A importância da umidade
A maioria das orquídeas que podem ser cultivadas em apartamento é de origem tropical, por isso são adaptadas ao clima quente e úmido dos trópicos. Meu apartamento está sempre seco no inverno, mas há uma solução! Costumo pulverizar as folhas das minhas orquídeas com água desionizada . Isso permitiu que minhas orquídeas fossem expostas a alta umidade ambiente. Nos meses quentes de verão onde moro, geralmente há baixa umidade. Então superei esse problema colocando um umidificador perto das minhas orquídeas. Faça o mesmo pelo seu!
Preste atenção na cor das folhas
Eu não prestei muita atenção à cor das folhas da minha orquídea antes, mas descobri que é extremamente importante! Se ficarem amarelos ou cobertos de manchas, a planta está muito exposta ao sol. Se assumirem uma cor que tende a ser muito verde escuro, significa que não estão expostos ao sol suficiente.
É sua vez…
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook !