No final de cada mês, você faz a mesma observação: suas contas de luz continuam subindo. Uma situação que você acha difícil de entender, pois o uso de eletrodomésticos e/ou eletrodomésticos varia de mês para mês. Nesse caso, seria bom adotar alguns reflexos que lhe permitiriam economizar algum dinheiro. Que ? É isso que convidamos você a descobrir através deste artigo.
Poupe dinheiro sem ter de prescindir dos seus electrodomésticos. Impossível, você disse? No entanto, existe um dispositivo intensivo em energia, considerado particularmente intensivo em energia e que pode ser muito voraz em eletricidade.
O aquecedor de água, esse aparelho que faz explodir sua conta de energia
Se existe um dispositivo considerado extremamente intensivo em energia, é o aquecedor de água. De fato, aguente firme, este último consome em média 800 kWh de eletricidade por ano, segundo a ENGIE.
Para diminuir o consumo deste aparelho e fazer alguma economia, você pode programar seu uso fora do horário de pico, que varia de acordo com os municípios. Além disso, e por uma questão de economia, não hesite em privilegiar os banhos rápidos em detrimento dos banhos.
Ações a serem tomadas para evitar que suas contas de eletricidade subam vertiginosamente
As faturas de eletricidade que lhe são enviadas mensalmente mostram a evolução do seu consumo ao longo dos meses. No entanto, depois de ler este último, você ainda não sabe quais eletrodomésticos ou eletrodomésticos consomem mais energia dentro de sua casa. Uma situação que o deixa perplexo, pois quer mesmo é poupar dinheiro e reduzir este consumo que continua a disparar, mês após mês. Mesmo que a eficiência energética dos vários eletrodomésticos continue a melhorar , o consumo de eletricidade que geram continua a aumentar. Um paradoxo e tanto quando você sabe que a tendência atual é mais para conseguir economias.
No entanto, e enquanto consumidores, podemos mitigar os efeitos destes aumentos adotando algumas ações que podem parecer fúteis mas que acabam por se revelar úteis para evitar o consumo excessivo de eletricidade e evitar que isso se reflita no final em suas contas de energia.

-
Desligue os eletrodomésticos não utilizados
Para fazer isso, não hesite em desconectar os dispositivos que não estiver usando. Pode parecer improvável para você, mas eles consomem energia constantemente, mesmo quando estão em modo de espera . Claro que não se trata de desligar o congelador, a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar loiça mas sim pensar nisso para os eletrodomésticos que utiliza furtivamente, nomeadamente a máquina de café, o secador de cabelo, a máquina de barbear elétrica, a escova de dentes elétrica ou mesmo o palito aspirador de pó. Além disso, você pode, opcionalmente, ativar filtros de linha com interruptores . Desta forma, a extinção dos seus dispositivos será feita em simultâneo.
-
Não se esqueça de fazer a manutenção dos seus eletrodomésticos
A manutenção de seus dispositivos não apenas prolonga sua vida útil, mas também economiza energia. Você pode não saber, mas um dispositivo sujo, ampliado ou dilapidado leva ao consumo excessivo . Não hesite, portanto, em consultar os vários manuais do usuário para conhecer os métodos de manutenção de seus dispositivos. Em tal situação, a manutenção de uma geladeira será essencial. Por isso, lembre-se de descongelá-lo de vez em quando, para evitar que consuma mais do que deveria. Sem contar que também ajuda a se livrar de diversas bactérias. Não negligencie os outros dispositivos embora. Não hesite em descalcificar regularmente o seu jarro, a sua máquina de café e até a sua máquina de lavar.
-
Use e escolha seus eletrodomésticos da melhor maneira possível
Simples gestos diários podem evitar o desperdício de energia. Para fazer isso, lembre-se de usar seus dispositivos da maneira ideal. Para tal, certifique-se de que a sua máquina de lavar roupa ou loiça está cheia ao máximo antes de iniciar um ciclo de lavagem. No que diz respeito ao forno, opte por modelos de convecção que lhe permitam cozinhar vários pratos em simultâneo. Além disso, e quando quiser aquecer água numa chaleira para o seu café da manhã, evite aquecê-la em grandes quantidades, pois isso implica um consumo desnecessário de eletricidade. Finalmente, limite ao máximo o número e a duração da abertura das portas do seu frigorífico e congelador. Isso os levará a produzir mais energia e, portanto, aumentar o consumo de eletricidade.

Adotando diariamente estes reflexos e gestos, conseguirá limitar o desperdício de energia e assim poupar nas suas faturas de energia.