Saia do regador tradicional: para hidratar sua orquídea sem afogá-la, agora existe um método simples usando cubos de gelo colocados no pote. Aqui está o método.

Cuidar de orquídeas não é difícil. No entanto, há um fator chave em que muitos erros podem ser cometidos, especialmente ao regá-los.

Como regar orquídeas com cubos de gelo?

planta de gelo

O ideal é regar a orquídea várias vezes por semana em pequenas doses. E isso, seja qual for a espécie da sua orquídea: Phalaenopsis (borboleta), Vanda, Cymbidium ou até mesmo a popular Cattleya dowiana da Costa Rica. Para economizar tempo,  a  popular irrigação por gotejamento ou rega com cubos de gelo pode resolver esse problema.

Alguns cubos de gelo são colocados no substrato e depois deixados descongelar naturalmente. A água penetra assim gradualmente no substrato e garante um fornecimento de água ideal para as raízes (sem o risco de excesso de água, é claro). No entanto, alguns produtores afirmam que o choque da água gelada não pode ser bom para as orquídeas. Então, qual é a verdadeira história? Estudos recentes ajudarão a esclarecer este problema.

O uso de cubos de gelo facilita o cuidado

Especialistas decidiram examinar todo o processo em um estudo. Eles compararam um grupo de orquídeas regadas com esta solução de água gelada com aquelas cujos produtores ficaram satisfeitos com um recipiente convencional e água.

Eles descobriram que os cubos de gelo não reduziram a quantidade de água trazida para as plantas, muito pelo contrário. Os cubos de gelo permitiram que a orquídea ficasse totalmente hidratada e, ao mesmo tempo, nunca foi danificada pelo alagamento.

O estudo foi realizado com orquídeas mariposas, mas é altamente provável que outras orquídeas tropicais cresçam da mesma forma. Foram utilizados três cubos de gelo por planta. Estes não devem entrar em contato com as folhas. A temperatura do substrato caiu apenas alguns graus devido à água fria, que não prejudicou as  raízes . O descongelamento em si procedeu de forma relativamente rápida. Assim que as raízes ficaram amarelas e não verdes, as orquídeas foram regadas.

O substrato certo para orquídeas

orquídea

O substrato deve conter apenas ingredientes como:

O substrato de uma orquídea desempenha um papel essencial no seu crescimento. Deve conter apenas ingredientes como:

  • Um saco de turfa
  • Corte as folhas de faia
  • Raízes de samambaia (pedaços de cerca de 3 cm)
  • Casca de abeto, carvalho ou pinheiro

Você também pode usar perlita, coco, cortiça ou cascalho grosso. As orquídeas também precisam de um local claro com temperaturas em torno de 20 graus Celsius, fertilizante líquido, idealmente a cada três a quatro semanas durante o período de crescimento, e replantação em novo substrato após dois anos. . Se você seguir essas regras, terá plantas bonitas e saudáveis ​​que florescerão rapidamente.

Como regar plantas de interior com cubos de gelo?

Plantas de interior

Para outras  plantas de interior  difíceis de regar, como bonsai, regar com cubos de gelo não as prejudicou. No entanto, para plantas que precisam de muita água, é improvável que esse truque seja eficaz.

Traga as orquídeas 

Ao ar livre, no verão, as orquídeas podem facilmente se beneficiar dessas diferenças de temperatura necessárias para que elas floresçam novamente. Coloque-os à sombra de uma árvore com folhagem clara. O ideal é colocá-los em cestos pendurados em seus galhos, um pouco como se estivessem na natureza. Regue a base de suas folhas com um bico de mangueira ajustado para um jato bem fino. A rega ao ar livre é feita de acordo com o clima: a cada 2 ou 3 dias quando faz calor; uma vez por semana, ou mesmo quinzenalmente se o tempo estiver cinzento e húmido. Não se esqueça depois de alguns minutos de virar as plantas de cabeça para baixo para esvaziar a água que fica no oco de suas folhas: isso pode fazer com que elas apodreçam no coração, especialmente as phalaenopsis.