Hoje, vamos começar com os gerânios. Neste vídeo, vou compartilhar um dos melhores fertilizantes para gerânios, que ajuda no seu crescimento saudável, fortalece as raízes, realça a cor das folhas e estimula o surgimento de novos brotos em abundância.
Como podem ver, meus gerânios podados desenvolveram muitos brotos novos e estão se desenvolvendo lindamente. Este aqui é um gerânio estrela que eu podei anteriormente. Vejam quantos brotos novos apareceram! Além disso, propaguei novas plantas a partir das estacas. Ao enraizar estacas, é essencial deixar a extremidade cortada secar por cerca de meia hora ao ar livre antes do plantio. Essa simples etapa garante um enraizamento bem-sucedido.
Aqui está mais um gerânio que cultivei intencionalmente com um único caule. O motivo é que pretendo moldá-lo como uma palmeira. Esse método é comum na Europa e na China, onde os gerânios são cultivados com um único caule e quatro folhas no topo. Os novos brotos que surgirem dessas folhas formarão uma planta bem formada e esteticamente agradável.
Antes de podar, vamos aplicar nosso fertilizante natural. Os gerânios adoram esse fertilizante, que deve ser aplicado uma vez por mês. O ingrediente principal é o extrato de casca de noz. Os gerânios se beneficiam particularmente dele, embora outras plantas, como violetas africanas e orquídeas, também possam prosperar com esse tratamento.
Como preparar fertilizante de casca de noz
-
- Pegue três cascas de noz grandes (ou quatro, se forem pequenas) e coloque-as em um frasco de vidro de meio litro.
- Despeje água fervente sobre elas e deixe em infusão por duas horas.
- Após a água esfriar até uma temperatura morna, dilua-a em um litro de água.
- O líquido resultante pode agora ser usado para nutrir suas plantas.
Dica: Não jogue fora as cascas de noz após o primeiro uso. Em vez disso, despeje água fervente sobre elas novamente, feche o frasco e deixe em infusão por 3 a 4 horas. Este segundo extrato também pode ser diluído e usado em suas plantas de interior, orquídeas e, principalmente, gerânios.
Agora, vamos aplicar o fertilizante nas nossas plantas. Despeje a água com casca de noz diluída ao redor das raízes das plantas. A quantidade de líquido deve ser ajustada de acordo com o tamanho do vaso.
-
- Panelas pequenas: 1 xícara
- Panelas médias: 2 xícaras
- Panelas grandes: 3 xícaras
Se o solo já estiver bem úmido, use apenas duas xícaras para vasos grandes. Se estiver ligeiramente seco, você pode aplicar três xícaras. Este fertilizante natural é uma potência nutricional e irá melhorar significativamente o crescimento de suas plantas.
Como podar um gerânio de caule único para obter um formato semelhante ao de uma palmeira.
Agora, vamos falar sobre os cuidados com meu gerânio de caule único. Os brotos inferiores que surgem da base do caule devem ser removidos. Isso ajuda a planta a manter o formato desejado. Para garantir que o caule permaneça ereto e forte, vamos fixá-lo com um suporte até que amadureça e se torne lenhoso.
Ao podar, remova sempre os brotos laterais que crescem na base, deixando intactos apenas os brotos superiores. A parte superior deve reter apenas quatro folhas. Se houver mais folhas, remova as em excesso. Após esse processo, a planta concentrará sua energia na produção de novos brotos a partir do topo, formando uma copa densa e bem definida.
Para evitar que a planta cresça demais, belisque a ponta do caule principal. Isso estimula o crescimento lateral e previne o crescimento desproporcional de caules longos e finos. Além disso, quaisquer brotos que surgirem na base devem ser removidos, permitindo que apenas os brotos superiores se desenvolvam.
Dica importante de cuidados:
- Não regue nem fertilize imediatamente após a poda. Aguarde dois dias antes de aplicar qualquer nutriente ou umidade para permitir que a planta se recupere do estresse da poda.
- Se as folhas ficarem amarelas ou secas, devem ser removidas. Os gerânios preferem ambientes frescos, portanto, se forem colocados muito perto de uma fonte de calor, como radiadores, suas folhas podem amarelar e secar.


