As flores frescas são sinónimo de ocasiões alegres como aniversários, casamentos ou simplesmente mimar-se. Infelizmente, deve-se reconhecer que as flores cortadas não duram para sempre. Portanto, não é incomum que suas folhas murchem após apenas 3 ou 4 dias.
Para aproveitar as flores que você recebe ou compra para embelezar sua casa por mais tempo, você deve seguir algumas regras simples.
As flores não duram muito no vaso. Mito ou realidade?

Desinfete seu vaso
Embora muitos de vocês acreditem que os floristas têm um segredo para manter as flores frescas o maior tempo possível, isso não é verdade. Basta um pouco de água, uma jarra limpa e vários conservantes disponíveis em lojas especializadas, como observou Luca Amaury, Fleuriste à Paris. Observe que estes não são estritamente necessários.
Se tivermos todos esses elementos, tudo o que resta é cuidar das flores do vaso , pois essa é uma das etapas mais importantes. Os vasos devem ser desinfetados pelo menos duas vezes por semana, evitando assim a formação de bactérias nocivas que atacam o caule da flor, impedindo a absorção de água e nutrientes.
Compre flores frescas
Outro ponto importante para manter as flores que você compra frescas é comprá-las vivas, recém cultivadas e brotadas. Eles devem parecer saudáveis e bem hidratados. Quando chegar em casa com as flores, prepare um vaso com água limpa para guardá-las.
Corte as hastes
O próximo passo é cortar obliquamente 2-4 cm do caule das flores antes de colocá-las no vaso. Isso ajuda a eliminar o ar absorvido pela haste à medida que você a move. Se você não removê-lo, ele bloqueia o caule, impedindo que a água atinja a flor e fazendo com que as flores murchem prematuramente, mesmo quando frescas.
Outras dicas para manter as flores por mais tempo
Preste atenção na quantidade de água
Para a gérbera, por exemplo, que tem o caule macio, deve-se colocar um pouco de água no vaso, pois a parte que atinge a água apodrece. Por outro lado, para rosas, hortênsias e outras flores lenhosas, é aconselhável colocar mais água, indo até a primeira fileira de folhas.
Troque a água com frequência

A água do vaso deve estar fria e trocada sempre que possível. Em algumas floriculturas, por exemplo, a água é trocada duas vezes ao dia. Em casa, uma vez é suficiente.
Mantenha-os frescos

As flores amam o frescor. É óbvio que a temperatura da casa deve ser ótima para quem mora lá, não apenas para as plantas . Mas mesmo que esteja quente em casa, você pode mantê-los em um local com sombra, levemente fresco, longe de qualquer fonte de calor.
As flores devem ser colocadas em uma sala iluminada, evitando a luz solar direta. A temperatura ambiente também desempenha um papel importante: em um clima mais frio, as flores são mais bem preservadas.
Tire a embalagem
Antes de colocar as flores no vaso, a embalagem deve ser removida. O ideal é que o fio com o qual são amarradas seja solto, pois as flores não gostam de ficar muito apertadas.
Ventile o quarto
O quarto deve ser arejado todos os dias para que as flores permaneçam frescas o maior tempo possível. Evite também fumar ou cozinhar perto das flores! Isso significa que a cozinha não é o lugar ideal para o vaso em que você coloca as flores. Não use sprays ou outros produtos químicos ao redor das flores!