O kiwi ( Actinidia chinensis ) é uma videira chinesa que aprecia invernos amenos e verões quentes, mas isso não a impede de crescer em toda a França, frutificando generosamente. Portanto, se você quiser comer kiwis pela manhã para se reabastecer de vitamina C ou preparar saladas de frutas outonais, não perca a época de plantio que se estende antes do inverno.
- Veja a folha de colheita de kiwi
Quando plantar kiwi?
Mudas de kiwi são tecnicamente possíveis, mas o resultado é tão desanimador que é melhor plantar um pé de uma estaca feita por você ou comprada em um viveirista.
O outono é a estação ideal para plantar uma planta de kiwi. O inverno permitirá que ela se instale apesar do clima severo, para brotar na primavera, orgulhosa de ter superado esta provação de inverno.
No entanto, no norte da França, onde os invernos são mais rigorosos, é preferível esperar até a primavera para que o jovem não seja muito vítima do frio intenso.
O kiwi precisa ser plantado em solo com pouco ou nenhum calcário. Um solo rico, profundo, fértil, rico em húmus e bem drenado, que permaneça fresco durante todo o ano, será o ideal, com uma exposição quente e ensolarada, a oeste ou leste, protegido de ventos fortes.
Como plantar kiwi?
Como o kiwi é uma planta dióica, leva plantas masculinas e femininas misturadas para que se fertilizem: geralmente, é preciso 1 planta masculina para 3 a 6 plantas femininas. Claro, se você optar por pés autoférteis, isso não será necessário.
Comece por instalar o suporte sobre o qual os pés de kiwi vão subir porque será mais fácil com solo virgem: ou é uma parede na qual vai esticar arames, ou terá escolhido um caramanchão ou uma pérgula, por exemplo, que deve ser bem fixado ao solo.
Marque a localização das plantas de kiwi no chão para garantir que o pé masculino não esteja fora do centro e sim no centro dos pés femininos. Terá de ter em conta o desenvolvimento futuro de cada videira mantendo um espaço de 3 a 6m entre cada pé.
Prepare covas de plantio com no mínimo 40cm de diâmetro e profundidade, a 30cm do suporte. Despeje composto bem apodrecido ou estrume no fundo.
Coloque o talo de kiwi no fundo do buraco, certificando-se de que as raízes não estão todas misturadas em um plugue, caso em que será necessário desembaraçá-las um pouco.
Encha o buraco com o solo extraído, tampe-o e forme uma bacia de rega que lhe permita regar mais facilmente em grandes quantidades. No primeiro ano, será necessário regar regularmente.
O plantio de outono deve ser acompanhado de uma cobertura espessa do pé para que ele aguente o frio do inverno. Também tome cuidado com as geadas do final da primavera, que são fatais para os botões formados.
Quando o kiwi se desenvolver na primavera, você pode começar a treiná-lo.