Muitas vezes acontece que algumas pessoas se expõem a riscos patogênicos. É o caso de quem está acostumado a ir ao banheiro com o celular. Um gesto que não só faz mal à higiene das mãos como também à saúde em geral.
Sentar-se no vaso sanitário enquanto segura o telefone é um hábito comum que o coloca em risco. Mesmo com a lavagem das mãos após essa passagem, esse gesto pode ser responsável por muitas condições.
Por que quem usa o celular no banheiro corre riscos?
Quer se trate de banheiros públicos ou privados, algumas pessoas não conseguem viver sem o smartphone. No entanto, usar o banheiro enquanto verificamos nossos e-mails é prejudicial à higiene íntima e à saúde. Urinar ou evacuar com o celular na mão expõe você a doenças e consequências a longo prazo.
1- Usar o banheiro com o telefone estimula você a ficar sentado por muito tempo
Se é melhor não sentar no vaso sanitário com o celular, é porque esse hábito higiênico pode nos manter sentados por mais tempo. Relatados por nossos colegas da BBC , esses perigos são explicados pelo fato de que nosso canal anal inclinado a 90 graus por muito tempo pode causar sufocamento do assoalho pélvico que bloqueia o cólon. A mídia americana aponta que esse uso durante a ida ao banheiro pode causar hemorroidas e muitos outros transtornos.
2- Usar o banheiro com o celular facilita a transmissão de bactérias
Acessar o banheiro com o telefone é um hábito que acelera a contaminação por germes e micróbios. E por um bom motivo, nossas mãos tocam muitas superfícies e objetos potencialmente contaminados com bactérias no banheiro e esses patógenos podem contaminar os telefones celulares .
A ciência revela que um telefone é mais sujo do que vasos sanitários
Como você deve ter percebido, levar o telefone com você enquanto faz suas necessidades está longe de ser sinônimo de higiene perfeita. Independentemente do tipo de banheiro, esse fato é comprovado cientificamente . Este estudo realizado com alunos do ensino médio mostra que os telefones celulares podem transportar a bactéria Escherichia coli e outros patógenos por causa desse hábito. De acordo com esta pesquisa, este dispositivo é mais sujo do que um mictório ou vaso sanitário comum.
Como ter uma boa higiene ao ir ao banheiro?
Além de manter o banheiro limpo e parar de usar o telefone naquele cômodo, existem regras a serem seguidas. Entrevistada pela Healthline , Karen Zaghiyan, cirurgiã colorretal dá conselhos quando a evacuação das fezes demora muito . O especialista explica que se depois de alguns minutos isso não acontecer, você deve se levantar e ir fazer outra coisa.
Sair da casa de banho: que gestos de higiene adotar?
Depois de usar o banheiro, é essencial seguir algumas regras básicas de limpeza. Entre eles, aplicar um limpador ou sabonete para lavar as mãos, mesmo que você não tenha evacuado. Abrir a torneira para este gesto de higiene é mais complexo do que parece. E por um bom motivo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam a desinfecção na lavagem das mãos por pelo menos 20 segundos, insistindo em todas as partes das extremidades antes de secar.
O que fazer se você estiver em contato com o assento do vaso sanitário enquanto estiver usando o telefone?
Se o uso dos armários com o smartphone não for recomendado por motivos de higiene, ainda assim é possível se proteger contra doenças íntimas e contaminação bacteriana ligada a excrementos. Dr. Marcos Del Rosario, urologista aconselha neste caso fechar imediatamente o assento do vaso sanitário antes de dar descarga. O médico explica que este jacto de água pode provocar a expulsão de partículas de matéria fecal no ar que podem tocar no telefone mas também noutras partes do corpo, sem esquecer os objectos da casa de banho como a escova de dentes, toalhas ou mesmo sanita papel. Após acionar a cisterna, especialista recomenda limpar o celular com lenços antibacterianos, um gesto muito eficaz para prevenir os perigos deste hábito.