Basta um pequeno espaço exterior para cultivar salsa em vasos e ter sempre esta erva perfumada à mão
Com a sua bela cor verde brilhante, a salsa é um dos ingredientes típicos da cozinha mediterrânica: é uma erva aromática capaz de dar sabor a qualquer prato, muito explorada também pelos seus benefícios. Por exemplo, contém um óleo essencial que estimula a secreção de sucos gástricos, auxiliando na digestão mesmo após uma grande refeição. Em suma, é mesmo um aliado precioso em todas as situações: porque não guardar alguns na varanda? Veja como cultivar salsa em vasos , para tê-la sempre à mão, fresquinha e a zero km.
Salsa, características da planta
Entre as inúmeras ervas aromáticas em que a nossa cozinha é rica, a salsa ocupa um lugar de destaque. Um pequeno tufo é suficiente para dar sabor a qualquer prato e torná-lo especial, conferindo-lhe não só um sabor particular, mas também inúmeras propriedades benéficas – inclusive digestivas, como vimos. A salsa ( Petroselinum crispum ) é uma planta bienal pertencente à família Apiaceae , que inclui muitos outros ingredientes preciosos, como cominho , cenoura, aipo, pastinaca e erva-doce.
Originária das zonas mediterrânicas , cresce espontaneamente em bosques e prados: na aparência, tem uma raiz robusta e folhas triangulares com bordo recortado, enquanto as flores são brancas ou ligeiramente azuladas, agrupadas formando pequenos guarda-chuvas. O cultivo da salsa não é particularmente exigente, desde que sejam tomadas algumas precauções: por exemplo, esta planta teme tanto o frio como o calor muito intensos , e cresce melhor onde o clima é temperado (na Itália, geralmente, não há problemas).
O local ideal para plantá-lo é, portanto, fresco e protegido dos raios diretos do sol (pelo menos durante o verão), possivelmente em regiões onde os invernos são bastante curtos e nunca muito rigorosos. Quando começar a esfriar, você pode optar por colocar a planta dentro de casa, talvez no parapeito de uma janela para fornecer a luz necessária. Alternativamente, se tiver que deixá-lo na varanda, cubra o solo com folhas secas ou um pouco de palha, a fim de proteger as raízes das baixas temperaturas.
Como plantar salsa
Se você tem uma varanda ou um pequeno terraço, pode facilmente cultivar sua salsa em vasos . Esta é uma planta que se adapta bem até aos espaços mais pequenos, uma vez que não cresce excessivamente. Mas como fazer? Primeiro, você precisará preparar tudo o que precisa para semear. Arrume um vaso de pelo menos 20 cm de diâmetro (podem crescer até três plantas pequenas), escolhendo-o entre os mais altos: as raízes da salsa crescem de fato e precisam de espaço.
Quanto ao solo, esta erva não possui requisitos especiais. Você pode comprar solo para cultivos hortícolas , misturando-o com um pouco de areia. Melhor ainda se, no fundo do vaso, colocar uma camada de argila expandida para favorecer o correto escoamento da água: assim evita-se o risco de estagnação da água, uma das primeiras causas do murchamento das plantas (quando esta acontece, de fato , a água provavelmente fez com que as raízes apodrecessem).
Assim que o pote estiver preparado, você pode semear a salsa . Quando fazer isso? Na realidade não existe um melhor período, apenas certifique-se de que as temperaturas nunca descem abaixo dos 14°/15°C (mesmo durante a noite): por isso é aconselhável fazê-lo entre Março e Outubro em regiões quentes, enquanto o a tempestade da janela é ligeiramente mais estreita em locais mais frios. Agora vamos ver como plantar salsa.
Mexa um pouco a terra na superfície e espalhe as sementes em um lanço , de forma que fiquem bem distribuídas por todo o solo que tiver disponível. Em seguida, cubra com uma fina camada de terra e molhe-a, colocando o vaso ao sol. Se quiser acelerar um pouco o processo, primeiro deixe as sementes germinarem dentro de casa , usando técnicas como a germinação em algodão ou papel absorvente, e só depois coloque-as no solo , com o mesmo procedimento que acabamos de ver.
Como alternativa, você pode comprar uma muda de salsa já cultivada e transplantá-la para o vaso. Neste caso, estamos falando de plantio : este procedimento também deve ser realizado quando as temperaturas não descem mais abaixo de 15°C, portanto, geralmente da primavera ao final do outono. Tudo o que você precisa fazer é cavar um pequeno buraco no chão e colocar a planta nele, compactando tudo novamente com as mãos. E agora que você plantou salsa , basta aguardar os resultados de seus esforços: vamos descobrir alguns truques para cultivar esta planta para que cresça exuberantemente.
Cultivar salsa em vasos: os truques
Cuidar de uma planta de salsa é muito, muito fácil. Após a semeadura, dentro de algumas semanas você verá as primeiras folhas que compensarão todos os seus sacrifícios. A primeira coisa a fazer, quando a muda atingir 5 cm de altura, é desbastá-la: podar os galhos menores , para que os que já estão mais desenvolvidos recebam mais luz, ar e nutrição. Verifique também se não há alguns secos ou doentes, caso em que os elimine para não criar problemas para o restante da planta.
No que diz respeito à rega , a salsa precisa de água – mas não exagere. Fique de olho no solo, regando-o antes que esteja completamente seco, caso contrário corre o risco de ver sua muda queimar (principalmente no verão). No entanto, tome cuidado para não dar muita água, pois você pode formar estagnações perigosas para as raízes. O primeiro sinal que permite notar o excesso de água é o amarelecimento das folhas de salsa , absolutamente imperdível.
Durante o crescimento da planta, podar periodicamente os ramos mais fracos ou doentes , de forma a tornar os restantes ainda mais robustos e produtivos. Por fim, o momento mais bonito (e mais esperado): a colheita. Quando pode ser feito? Geralmente, a planta está pronta quando atinge 15-20 cm de altura. Se você precisar apenas de algumas folhas, corte-as com uma tesoura, se necessário. Alternativamente, você pode cortar um tufo de hastes , tomando cuidado a partir de alguns centímetros acima da base da planta, para garantir que ela se regenere na estação seguinte.


