Você sabia que pode cultivar frutas e vegetais em casa a partir da semente da fruta consumida? Parece impossível e no entanto é preciso muito pouca atenção e muita paciência para começar a ver os primeiros resultados. O mais importante, sem dúvida, é nunca deixar a polpa grudada na semente que pode gerar mofo. Vamos ver como fazer isso.
Dizem que quem não tem horta e mora na cidade tem que desistir de viver imerso no verso e cultivar árvores frutíferas. Aliás, nem todos sabem que algumas espécies podem ser cultivadas em casa, plantando as sementes ou os grãos num vaso para colocar na varanda ou terraço.
Aqui estão as árvores frutíferas que você pode cultivar em casa.
árvore de maçã
A macieira é uma das árvores frutíferas mais fáceis de manter em casa, pois existem algumas versões anãs e ela resiste com o tempo. Se bem cuidada, pode dar frutos por anos.
Cuidar dele é muito simples: o vaso deve ser trocado uma vez por ano e a água deve ser despejada com mais frequência apenas nos períodos de maior calor; no inverno, a planta também pode ser regada uma vez a cada duas semanas.
No entanto
Existem também várias variedades anãs da pereira que favorecem o seu cultivo no jardim. Suas raízes crescem se expandindo para os lados: para isso, é preciso usar um vaso fundo e largo o suficiente.
Use um solo quente e rico em nutrientes, mas evite a estagnação sob os vasos. Posicione-o na direção do sol, pois a pereira cresce mais luxuriante quando exposta ao calor.
FIGO
Falando em árvores frutíferas para cultivar na varanda, a figueira também é ideal. Esta planta também precisa de sol e calor para crescer no seu melhor. Mantenha-o longe de baixas temperaturas, especialmente nos meses de inverno.
Certifique-se de que o solo no vaso seja fértil e não muito úmido.
Pêssego
O pessegueiro é uma árvore ideal para plantar em áreas de clima ameno, pois precisa de calor, mas não de sol direto. Certifique-se de que as temperaturas nunca caiam muito: esta planta não sobreviveria a temperaturas muito frias.
Escolha um solo particularmente fértil e lembre-se de podar a planta todos os anos.
Limão
O primeiro segredo para fazer o limoeiro crescer bem é escolher um vaso do tamanho certo, para que as raízes se expandam livremente.
O solo deve ser poroso, fértil e bem drenado, de modo a ficar úmido e não excessivamente encharcado.
O limoeiro tolera temperaturas não inferiores a 15 graus, por isso é aconselhável mantê-lo abrigado durante o inverno.
medronheiro
Até os morangos podem ser cultivados na varanda ou no terraço. Saiba, porém, que você terá que se armar de muita paciência. De fato, para que esta planta cresça saudável e luxuriante, ela precisa ser exposta a meio dia ao sol e meio dia à sombra. Portanto, lembre-se de movê-lo com frequência.
Em geral, porém, nunca o deixe em contato direto com altas temperaturas, mas prefira um clima fresco.
Quanto ao solo, certifique-se de que sua composição seja ácida.
Romã
A romã é uma fruta colorida e açucarada. Para garantir que a planta da qual ela deriva cresça saudável e forte, após o plantio das sementes, impregne a terra com água e exponha o vaso ao sol.
Muito importante: lembre-se de manter a planta longe de temperaturas muito frias, pois ela pode não sobreviver.
Os primeiros brotos serão visíveis após cerca de 20 dias.
manga
Cultivar uma manga em casa requer muita paciência, mas o processo é muito simples.
Uma vez extraída a semente do fruto, retire a casca e limpe-a bem. Pegue uma folha de papel absorvente e umedeça, sem usar muita água. Embrulhe a semente em papel e coloque-a em um recipiente de plástico. Depois que o recipiente estiver hermeticamente fechado, deixe-o no escuro por cerca de três semanas: após o tempo necessário, você verá novas raízes crescerem.
Você pode inserir até três sementes por vez no recipiente: um número maior não permitiria que as plantas crescessem com o espaço certo disponível.
Abacate
Para cultivar abacate, você pode usar uma garrafa de plástico ou um palito de dente.
Se você usar uma garrafa de plástico, basta cortá-la ao meio e enchê-la com água; o caroço do abacate deve ser imerso na água com a parte mais larga voltada para baixo. Lembre-se de adicionar água sempre que for absorvida pela planta e sempre de frente para o sol.
Se usar palitos de dente, deverá inserir um de cada lado da semente e fixar a estrutura em um copo plástico, certificando-se de que a parte inferior da semente fique imersa na água.
Árvore de cereja
Uma das plantas mais bonitas para se ter no jardim ou na varanda é a cerejeira. Além de dar frutos deliciosos, aliás, esta planta dá flores perfumadas e lindas, ideais para decorar o terraço ou varanda.
A cerejeira tolera bem as baixas temperaturas, não sendo recomendável expor a planta ao calor excessivo. Além disso, verifique se não há estagnação no pires.
Abacaxi
Até abacaxis podem ser cultivados em casa. Em particular, encontra seu habitat natural em uma área com clima ameno.
O solo deve estar sempre úmido e adubado: regue a planta pelo menos uma vez por semana e adicione um novo fertilizante a cada duas semanas.
mandarim
As tangerinas são ideais para quem tem uma varanda ou terraço muito espaçoso, pois as raízes tendem a se expandir e, portanto, é necessário usar um vaso muito grande.
O solo deve estar sempre bem drenado, nunca muito úmido ou muito seco. Além disso, certifique-se de que a planta esteja sempre exposta à luz.
Nêspera
Até a nêspera pode ser cultivada na varanda, desde que se opte pela variedade anã, que não ultrapassa os dois metros de altura.
O clima ideal para esta fruteira é ameno: lembre-se de mantê-la longe das intempéries e de não expô-la a temperaturas particularmente frias, pois seria afetada.
Damasco
Os damasqueiros são árvores exigentes, pois requerem cuidados especiais.
Primeiro, preocupe-se com o clima: ele deve ser sempre ameno. Melhor não expor essas plantas ao vento ou geadas severas.
Quanto ao solo, mantenha-o sempre quente, leve e fértil.
Framboesa
Uma planta ideal para quem mora em um lugar quente é a da framboesa. Se as temperaturas estiverem muito baixas, você pode cobri-lo com um pano, pois ele precisa de calor, mas não de luz direta.
Lembre-se de regar o solo com frequência, especialmente quando estiver muito quente. Além disso, verifique se está sempre fértil e bem fertilizado.